A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
domingo, 31 de agosto de 2014
O Projeto “O Artesão na Escola”
Jovens perpetuando a cultura local
O Projeto “O Artesão na Escola”, coordenado pelo artesão José Fermino Marques, com o patrocínio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do “Concurso de Apoio a Projetos de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais do Estado de São Paulo, com parceria da ACUCA – Associação de Cultura Caiçara Cananéia, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e PEF – Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” funciona desde abril, com oficinas aos sábados, das 14h às 16h, para 14 jovens, com o objetivo de inseri-los na manutenção e preservação cultural tradicional; além de identificar futuros artesãos, promover a educação ambiental; gerar renda e transmitir saberes tradicionais.
De acordo com a jovem participante Thifanny Eryn Weissenberg, o Projeto possibilita os jovens usufruírem de sua cultura até mesmo como fonte de renda. Mostrando-lhes um jeito de aproveitar os recursos naturais de seu meio ambiente para fins artísticos e lucrativos.
Segundo ela, o Projeto também mostra aos estudantes o poder e a capacidade exercida por cada um deles, trabalhando a coordenação motora e a criatividade de cada um.
Thifanny comenta que os alunos envolvidos nesse Projeto aprendem a manusear as ferramentas utilizadas e recebem esse material para continuar a exercer o artesanato. Os alunos recebem uma ajuda de custo, além de várias pesquisas de campo e de envolver jovens em uma ocupação saudável e comunitária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário