A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
domingo, 31 de agosto de 2014
Rede Caiçara de Turismo Comunitário
A Rede Caiçara de Turismo Comunitário é uma das frentes da Rede Cananéia, um empreendimento econômico solidário que faz parte do Projeto Rede de Empreendedorismo Comunitário, patrocinado pela Petrobras, que busca utilizar o turismo sustentável como prática para as comunidades tradicionais locais, buscando geração de renda e conservação da cultura caiçara, vem desenvolvendo, já há algum tempo, ações de fortalecimento e desenvolvimento de suas atividades.
Entre os dias 11 e 14 de novembro a Rede de Turismo recebeu seu primeiro grupo de visitantes. De acordo com a coordenadora do grupo, Lilia de Souza, foram 26 pessoas, sendo 23 jovens do Colégio Novalis de Piracicaba/SP e demais monitores e professores que puderam conhecer o que a cidade de Cananéia tem de melhor. Segundo ela, eles estiveram nas Comunidades do Marujá, Enseada da Baleia (ambas situadas no Parque da Ilha do Cardoso) e Sítio Bela Vista, no bairro do Rio Branco, já na área continental do município. Lilia informou, também, que os visitantes vivenciaram o dia-a-dia das comunidades, passearam no manguezal, visitaram o cerco caiçara de pesca para ver a despesca, puxada de rede na praia, pesca do Irico (peixe da região), conheceram o espaço onde são confeccionadas as peças artesanais da Enseada da Baleia, passearam pela horta orgânica, enfim, tiveram um contato direto com a vida da comunidade.
Em 21 de novembro, quinta-feira, na cidade de Itanhaém teve a oportunidade de participar de um Evento sobre Turismo Sustentável: Experiências, práticas e caminhos. De acordo com Lilia, que esteve no evento acompanhada de Tatiana Mendonça Cardoso, foi possível divulgar a experiência da Rede na área “em nossa fala passamos nossa experiência e práticas em rede e também todo o trabalho desenvolvido para o Turismo de Base Comunitária. Como começou, como está sendo desenvolvido, onde estamos hoje e quais os próximos passos”.
Já no dia primeiro de maio, quinta-feira, a equipe de trabalho da Rede Caiçara de Turismo Comunitário saiu em campo para visitar alguns sítios e confirmar a continuidade deles nos roteiros desenvolvidos. O objetivo da visita foi atualizar todos os atrativos existentes no roteiro, confirmar a continuidade das atividades e registrar possíveis alterações. A equipe que fez parte dessa visita foi: Lilia Gomes de Souza, Valkíria Monteiro Pereira, Marcelo Nardes Alves, Debora Cardoso Mendonça e Carlos Eduardo Gomes. “Estivemos nos sítios Guanandi, 10 Irmãos, 3P e na comunidade de Santa Maria”, informa Lilia.
O turismo comunitário visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades e promove a valorização histórica, cultural, ambiental e de seu modo de vida; proporcionando encontros e trocas de experiências entre visitantes e moradores. A comunidade participa ativamente no processo de gestão e planejamento, decidindo e dividindo, de forma justa e transparente, os recursos gerados, sendo beneficiada pelo processo que a transforma em protagonista.
A Rede Caiçara de Turismo Comunitário foi criada em 2011, unindo comunidades tradicionais, grupos culturais e de artesãos com o intuito de fortalecer o turismo comunitário, gerar renda para os envolvidos e valorizar a cultura local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário