sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto de Empreendedorismo Comunitário realiza Intercâmbio com grupos de geração de renda de Curitiba/PR

O Projeto “Rede de fomento ao empreendedorismo, conservação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e realizado pela Associação Rede Cananéia e organizações membro com foco em geração de renda, como maneira de melhorar o trabalho na economia dos empreendimentos sociais, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, terça e quarta-feira, realizou intercâmbio das dez organizações que realizam os Sub-projetos junto a organizações semelhantes, que são apoiadas pela Aliança Empreendedora na cidade de Curitiba/PR.
No primeiro dia o grupo foi recepcionado por Caroline Maria Appel assessoras da Aliança Empreendedora, que realizou uma conversa com os representantes dos grupos, cerca de 30 pessoas, sobre o trabalho da Aliança e sobre os tipos de grupos apoiados por ela, na sede do CAV – Centro de Ação Voluntária, no Centro de Curitiba, às 16h30.
Já no segundo dia o grupo conheceu outras iniciativas produtivas de geração de renda, acompanhado pelas assessoras da Aliança Empreendedora Caroline, Larissa Boing e Paula Farias e pela equipe técnica da Rede Cananéia.
Na parte da manha, por volta das 10h00, o grupo conheceu a experiência do Grupo Nosso Sabão, liderado por Dona Benedita Aparecida de Oliveira, no bairro Ferraria, da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O grupo conta com cinco pessoas e produz sabão em pedra à base de óleo de cozinha reutilizado, pasta de sabão, produto multiuso para limpeza pesada, produto multiuso desengordurante, tira manchas de roupas coloridas e sabão líquido para roupas finas.
Após o almoço o grupo se dividiu e conheceu alternadamente, a Cooperáguia e a Doctor Cook, ambos ma cidade de Pinhais, também região metropolitana de Curitiba.
A Cooperáguia é liderada por Janete de Sousa, trabalhando com confecção e artesanato, sendo atualmente o carro chefe a terceirização de uniformes para fábricas. Dona Janete explicou que o grupo iniciou com o bordado e 50 mulheres, mas não deu certo e atualmente conta com seis mulheres, que recebem por produção em espaço cedido pela Igreja Católica local. Além do serviço terceirizado também produzem bolsas, almofadas, tapetes, cortinas, etc.
A Doctor Cook já foi um grupo, mas se tornou uma empresa, administrada por Rosalina da Luz Gutervil e seu carro chefe é o pão de mel. No início a empresa tinha cinco funcionários e agora conta apenas com um. Rosa, como é conhecida a empresária, oferece a cozinha para a comunidade uma vez na semana e ministra cursos de como preparar o pão de mel.
Após as visitas, o grupo realizou uma avaliação, onde todos concordaram que a persistência deve ser a principal virtude de um grupo empreendedor.

Revisão dos Planos de Negócios

Após firmar parceria com a ITCP/FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, visando a revisão dos planos de negócios dos dez Sub-projetos, entre os dias 24 e 30 de setembro, sexta a quinta-feira, o técnico da ITPC/FGV, Felipe Bannitz, visitará, juntamente com os padrinhos dos sub-projetos as dez inciativas, com o objetivo de agrupar informações e traçar uma estratégia de trabalho para o atendimento dos grupos, que passarão por todos os pontos abordados, mesmo que o grupo já tenha respondido tais questões durante a elaboração dos Planos de Negócios, em função da possibilidade de alguns grupos terem mudado o foco de suas atividades.

Sub-projetos

A CAF – Cananéia Artes e Fibras está realizando oficinas de capacitação de novas artesãs desde o último dia 26 de agosto. Além disso, o grupo participou de formação com a design Fabíola Bergamo entre os dias 21 e 23 de setembro, onde foram estudadas novas peças.
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo vem realizando ensaios com o grupo todas às terças-feiras e quintas-feiras, às 19h00 no Salão da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”. Além disso, realizou apresentação no dia cinco de setembro, às 19h30, no Centro Comunitário junto com o espetáculo do grupo de teatro e dança OMSTRAB.
A ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, através do Grupo de Fandangueiros do Ariri, vem realizando oficinas de planejamento para o fomento do fandango e atrativos locais para a construção de uma agenda de turismo rural desde agosto. Neste mês de setembro participa da Festa do Superagui e promove um evento comunitário na Escola Estadual “Péricles Eugênio Silva Ramos”.
O Projeto “Plante seu Alimento, Faça seu Remédio”, coordenado pelo Coletivo Educador de Cananéia, participou da Oficina de Troca de Saberes Populares e Plantas Medicinais, realizado pela Pastoral da Saúde, no último dia 28 de setembro, terça-feira, às 14h30, no Salão Paroquial.
Ensaios, apresentações e oficinas estão sendo desenvolvidos dentro do Sub-projeto da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, que realiza ensaios todas as quintas-feiras, às 19h30, no Centro Comunitário. Também realizou apresentação de Capoeira e Maculelê na cidade de Iguape no dia 22 de agosto.
No dia 17 de agosto, terça-feira, no Salão de Eventos da Colônia, foi realizada a 8ª Assembléia Extraordinária da Colônia de Pescadores Z-9, com o objetivo de dar transparência às ações do Sub-projeto da Colônia Z-9 e, ainda, encaminhar questões referentes às atividades da Colônia de Pescadores Z-9. Também realizou a reunião com os pescadores do Pontal de Leste no último dia dez de setembro, data em que também participou de Oficina de Gestão Financeira.
O 6º Encontro de Planejamento Pesqueiro foi realizado no último dia 28, terça-feira, às 13h00, no Salão de Eventos da Colônia, com o objetivo de finalizar o documento com propostas de subsídio para os Planos de Manejo regionais, “chegamos à reta final das atividades de planejamento, fecharemos este ciclo de atividades com o 7º encontro, onde faremos a aprovação do documento final”, comenta Juliana Greco yamaoka, madrinha do Sub-projeto.
A Colônia Z-9 também foi a responsável pela reunião do GT – Grupo de Trabalho de Geração de renda, que ocorreu no último dia 15 de setembro, quarta-feira, também no salão da Colônia, a partir das 13h30, objetivando apresentar os trabalhos da Colônia de Pescadores Z-9, bem como encaminhar questões referentes ao projeto Petrobras.
O Grupo de Comercialização esteve presente no dia 28 de agosto no bairro Itapitangui em reunião com os integrantes do Sub-projeto “Plante seu alimento, colha seu remédio”, realizado pelo Coletivo Educador do Lagamar, para uma apresentação do grupo de comercialização, de como é possível auxiliar o Sub-projeto neste processo de produção/comercialização. Foi citado o "Produtos em Rede", além de discutirem sobre outros exemplos de grupos que comercializam produtos naturais, foi falado da Feira de Economia Solidária que acontecerá ao final do projeto (provavelmente em dezembro) e de que este será um espaço para todos os Sub-projetos comercializarem seus produtos, inclusive o grupo de ervas medicinais. Segundo Silmara Guerreiro, todos demonstraram bastante interesse e ficaram de se organizar para iniciar a produção em grupo.
Já nos dias 11 e 18 de setembro o Grupo de Comercialização também esteve na Ex-Colônia para oficinas de costura ministradas pela integrante do Grupo Gisele Alves Villar. Houve orientação para uso das máquinas de costura, além de conversas sobre a vinda de um designer para a criação de um produto com a identidade da comunidade. Foi falado, também, sobre a importância da gestão compartilhada, um dos princípios da Economia Solidária.
Além disso, entre os dias 16 e 18 de setembro, o grupo de Comercialização esteve com os Produtos em Rede comercializando os produtos da CAF, Ex-Colônia e Mandira no II Seminário do Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica e IV Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, no anfiteatro do KKKK na cidade de Registro.

Oficinas de gestão financeira

No dia seis de setembro, segunda-feira, no Sítio Carrapatinho, Ex-Colônia Velha, ocorreu a 2ª Oficina de Gestão Financeira, que teve como objetivo rever aspectos sobre a precificação de produtos e, ainda, conceitos sobre autogestão e o funcionamento básico de empreendimentos comunitários. Além de pontos do grupo.
No dia 13, segunda-feira, na Sub-prefeitura do Ariri, ocorreu a 4ª Oficina de Gestão Financeira, quando foram trabalhados e expostos dados e prestação de conta dos projetos executados pelo Grupo de Fandango do Ariri. Com isso, encerra-se o ciclo de atividades de gestão financeira com o grupo que integra o projeto Petrobras.

Oficinas de gestão

Nos dias 20 de agosto e dez de setembro, ocorreram duas Oficinas de Gestão do terceiro setor na Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, com o objetivo de planejar o orçamento do próximo ano, o orçamento real da organização e o ideal para que a organização consiga realizar todas as atividades planejadas.
No dia 22 de setembro, quarta-feira, no Sítio Carrapatinho, bairro Ex-Colônia Velha, fora realizada a 3ª Oficina de Gestão, para tratar da confecção do Regimento Interno do grupo,sendo que será necessária mais uma oficina para finalizar o documento.

Turismo comunitário e solidário....uma rede se forma!

Por Cleber Rocha Chiquinho

O que é turismo de base comunitária?

É o turismo que visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades e que promove a valorização da história, da cultura, do ambiente e do modo de vida das pessoas, proporcionando encontros e trocas de experiências entre turistas e moradores. Nessa modalidade de turismo, a comunidade participa ativamente no processo de gestão, ou seja, planeja, decide e divide de forma justa e transparente os recursos gerados pelas ações realizadas para a recepção dos visitantes nas comunidades.

Quais são os princípios desse turismo?

Nos baseamos nos princípios da Economia Solidária, ou seja, na forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do dinheiro. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

Quem são os públicos do turismo de base comunitária?

Pessoas de todas as idades e de todas as partes do mundo interessadas em compartilhar o modo simples de vida das populações visitadas e contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades e manutenção de suas tradições e das formas culturais mais antigas, bem como para a geração de renda para jovens e adultos dessas localidades.

Por fim...

No turismo de base comunitária, as populações locais tem um papel maior do que apenas receber os visitantes. Elas possuem o controle efetivo sobre o desenvolvimento e a gestão da atividade turística. Mais do que turistas, os/as visitantes são tratados/as como amigos/as, numa relação de troca de saberes, experiências, valores e dignidades.
Convidamos todos/as os/as interessados/as para conhecerem e participarem dessa iniciativa de formação de uma rede local de “Turismo Comunitário e Solidário”, que conta com apoio da Rede Cananéia e é discutida junto com outras organizações, grupos, comunidades e pessoas afins.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

6º Encontro de Planejamento Pesqueiro

Subsídio do Óleo Diesel Marítimo

A Colônia de Pescadores Z-9 de Cananéia “Apolinário de Araújo” assumiu o compromisso em prol de seus associados pescadores e proprietários de suas embarcações artesanais ao programa Nacional de Subvenção Econômica ao preço do óleo diesel do Governo Federal. Segundo o presidente da Colônia, Wagner Robinson Klimke, durante o recadastramento das embarcações pesqueiras artesanais de Cananéia, somente as embarcações com suas documentações em dia poderão se habilitar junto ao Programa. A Subvenção Econômica ao preço do óleo diesel tem o objetivo de promover a equalização do preço do óleo diesel marítimo para a frota nacional ao preço efetivamente praticado na venda às embarcações estrangeiras. O subsídio foi criado pela Lei nº. 4.969, de 30/01/2001 e nº. 5.998, de 26/12/2006 e pela Instrução Normativa SEAP/PR nº. 18, de 25/08/2006, prevalecendo os beneficiários ao preço até 35% de desconto por litro do óleo diesel marítimo.

Peixaria da Colônia de Pescadores Z-9 no Terminal Pesqueiro será ampliada

A Colônia de Pescadores Z-9 de Cananéia “Apolinário de Araújo” frente ao seu representante legal, o presidente Wagner Robinson Klimke”, que também é conselheiro do TPPC – Terminal Pesqueiro Público de Cananéia, em reunião junto a este órgão, à atual administradora TWB e ao Ministério da Aqüicultura e Pesca, justificou a necessidade de ampliar a peixaria da Colônia. Segundo Wagner o pedido foi autorizado e a construção será realizada nas mediações do prédio do Governo Federal, que é um marco histórico desde a década de 80, quando foi conquistado o espaço da atual peixaria.

Produtos em Rede participa de Feira no II Seminário do Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica e IV Seminário de Pesquisa

O evento foi realizado na cidade de Registro Entre os dias 16 e 18 de setembro, quinta-feira e sábado, o Grupo de Comercialização esteve com os Produtos em Rede comercializando os produtos da CAF – Cananéia Artes e Fibras, Associação de Remanescentes de Quilombo Retiro Ex-Colônia Velha e do Grupo de Mulheres Artesãs do Mandira no II Seminário do Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica e IV Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, no anfiteatro do KKKK na cidade de Registro. Segundo Silmara Guerreiro “nossa participação foi bastante positiva, pois o evento contou com participantes que conhecem o valor agregado destas produções das comunidades. Muitas pessoas elogiaram os produtos e a iniciativa de criar essa rede de comercialização". Vale lembrar que novas feiras para a venda de produtos estão sendo estudadas para a participação.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Representante da Rede Cananéia participa do FAROL

O treinamento faz parte das ações em parceria com a Aliança Empreendedora Entre os dias 16 e 19 de setembro, quinta-feira e domingo, durante todo o dia, na Casa do Trabalhador em Curitiba/PR, foi realizado pela Aliança Empreendedora o Farol – Desenvolvimento de Facilitadores, que contou com a participação da representante da Associação Rede Cananéia, Juliana Greco Yamaoka. O Farol é um programa de treinamento e desenvolvimento interno da Aliança Empreendedora, que tem como objetivo aperfeiçoar a prática cotidiana em campo com empreendimentos e empreendedores e no próprio desenvolvimento como pessoa por parte do assessor. A participação da Rede Cananéia se dá pelo fato de agora ser esta uma organização aliada da Aliança Empreendedora. "Foi uma experiência profunda e transformadora!", comenta Juliana.

Associação das Mulheres do Pontal do Leste inicia reforma de restaurante comunitário

A Associação das Mulheres de Pescadores do Pontal do Leste, com o financiamento da Escola Graduada Americana, iniciará a reforma do Restaurante Comunitário. De acordo com Tereza Pires, que faz parte da Associação, a reforma será completa, incluindo a cozinha, os banheiros e todo o revestimento com tijolo ecológico; o refeitório será de piso e com estrutura para ser fechado, caso haja necessidade; o telhado também será totalmente refeito, com uma nova estrutura de madeira e troca das telhas quebradas. A intenção é que a reforma fique pronta até a próxima temporada, quando pretendem reabrir o restaurante.

ACUCA e ARTECA participam do XIV Revelando São Paulo

O evento foi realizado no Parque do Trote em São Paulo Entre os dias dez e 19 de setembro a ACUCA – Associação de Cultura de Cananéia e ARTECA - Associação dos Artesãos de Cananéia representaram o município com o artesanato tradicional local, cataia e farinha no XIV Revelando São Paulo, realizado no parque do trote, Vila Guilherme, capital paulista. Promovendo o encontro das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, o Revelando São Paulo busca difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. Cerca de 180 cidades de São Paulo participaram do evento, com artesanato, culinária e manifestações culturais, que foram prestigiados por cerca de 200 mil pessoas durante toda a exposição, sendo destes 8 mil alunos de escolas públicas. Para José Fermino Marques, representante da ACUCA, a participação no evento possibilitou o intercâmbio cultural, a troca de informações, aumento da rede de contatos, valorização do trabalho e da cultura local.

APA Marinha encerra as exibições do II Circuito Tela Verde

Por Silmara Guerreiro As mostras de vídeos ambientais do II Circuito Tela Verde exibidas pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul em parceria com outras instituições da região se encerraram no dia dez de setembro. No total foram dez exibições entre os municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida (cidades que abrangem a APA Marinha do Litoral Sul). Escolas e comunidades pesqueiras foram o público alvo desta ação. Os vídeos exibidos mostraram experiências ambientais e sociais de outras regiões do País, no entanto, bastante relevantes para estes municípios participantes, como por exemplo, a preservação dos oceanos, a criação de unidades de conservação marinha, lixo na praia, coleta seletiva, preservação de nascentes e rios, novos modelos energéticos, desenvolvimento sustentável e cultura tradicional. Após as exibições houve debate entre os alunos, professores e convidados. Assistiram aos vídeos da mostra e debateram os temas aproximadamente 500 pessoas, sendo alunos do ensino médio e fundamental dos municípios de Cananéia e Ilha Comprida e comunidades pesqueiras das mesas cidades, incluindo Iguape. Houve também a participação de conselheiros do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul. Esta ação contou com o apoio das seguintes organizações/grupos da região: Instituto Ambiental Vidágua, Instituto de Pesquisas Cananéia/Ponto de Cultura “Caiçaras”, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Coletivo Jovem Caiçara, Associação Rede Cananéia, Prefeitura Municipal da Ilha Comprida, Prefeitura Municipal de Cananéia, Prefeitura Municipal de Iguape, Colônia de Pescadores Z9 de Cananéia, Pastoral dos Pescadores, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB), além das escolas que receberam e apoiaram esta ação e as comunidades visitadas.

Membros da Rede Cananéia participam do Grito dos Excluídos por uma economia solidária

“Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular” Membros da Associação Rede Cananéia participaram junto com a Paróquia São João Batista de Cananéia e toda a Igreja do Brasil, do 16º Grito dos Excluídos, no último dia sete de setembro, que na Diocese de Registro foi realizada na cidade de Sete Barras, durante todo o dia, com a presença de cerca de 550 pessoas, que realizaram um ato em favor dos direitos e de um projeto popular. Representantes do Fórum Regional de Economia Solidária aproveitaram o evento para coletar assinaturas para o abaixo-assinado de apoio à Lei de iniciativa popular, que dispõe sobre a política nacional de economia solidária. Este abaixo-assinado estará em vigência em vários pontos dos municípios envolvidos. Dentro da temática do Grito dos Excluídos, em Cananéia foi realizado um ato simbólico no dia seis de setembro, segunda-feira, a partir da 15h00 no Centro de Eventos, onde a Paróquia apresentou propostas nas áreas de Juventude, Educação e Saúde, tendo como eixo central a “vida em primeiro lugar”. Na área da Juventude, a Campanha “Chega de violência e Extermínio dos Jovens”, alerta e procura ajudar os jovens para que encontrem o caminho da luz, iluminando seus caminhos e conduzindo-os pela vida. Os jovens necessitam do apoio de uma sociedade integradora, com base na família e que acredite no potencial da juventude. Na Educação pede-se a segurança dos alunos nas entradas e saídas das escolas, devido à oferta de drogas, aliciamento de menores. Além disso, a necessidade de um transporte de qualidade para todos, principalmente aos alunos da área rural, que frequentemente têm seu direito à educação negado, por não conseguirem chegar à escola. Na Saúde pede-se que seja cumprida a Constituição Federal, no que se refere ao direito de todos e dever do Estado em garantir políticas sociais e econômicas para a redução de doenças e acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, na sua promoção, proteção e recuperação. E a Lei Orgânica da Saúde, que prevê alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda. Educação, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ONG Brasil 2010

Ricardo P Souza A UBM, multinacional inglesa com escritórios em mais de 30 países, por meio de sua subsidiária brasileira, UBM Brazil, lançou em 2009 a feira ONG Brasil, um evento sem fins lucrativos composto por exposição e congresso focado na capacitação das organizações não governamentais. Em sua primeira edição, o evento contou com quase 300 ONGs, expondo gratuitamente e público de aproximadamente 10.000 pessoas em três dias de evento. EDIÇÃO 2010 – 25 a 27 de novembro, Expo Center Norte - SP Na ONG Brasil 2010, serão apresentadas as melhores práticas e iniciativas em responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e voluntariado. Será uma oportunidade muito interessante para capacitação das ONGs e OSCIPs através de cursos e palestras, bem como o intercâmbio de informações e oportunidades de negócios. As 500 ONGs previstas para este ano novamente poderão concorrer a um espaço gratuito na área de exposição, para tanto é necessário o cadastro antecipado no site do evento: www.ongbrasil.com.br (link Quero Expor). O principal objetivo do evento é se tornar uma base de grande divulgação para entidades e instituições que compõe o Terceiro Setor brasileiro e que atuam nas mais variadas frentes como social, ambiental, cultural, profissional, voluntariado, cooperativismos, geração de renda, fomentando o desenvolvimento deste setor no Brasil. A ONG Brasil conta com a Revista Filantropia, publicação especializada em Terceiro Setor e Responsabilidade Social Corporativa, como parceiro de mídia e conteúdo e que organizará o congresso visando a capacitação e intercâmbio de idéias entre os participantes. A UBM disponibilizou algumas cotas de patrocínio para que as empresas e o poder público possam promover seus projetos de Responsabilidade Social no Brasil e apoiar o desenvolvimento e capacitação de ONGs, OSCIPs, institutos e fundações das mais diversas áreas de atuação. Esta é uma oportunidade única de participação em um ambiente focado nas boas práticas de responsabilidade social no Brasil, além de proporcionar a ampla divulgação de trabalhos e projetos, forte exposição na mídia e intercâmbio de ideias e iniciativas junto à população, outras empresas, ONGs, institutos, fundações, associações e o Poder Público. O evento também está buscando parceiros e apoio para a ampla divulgação do evento. Quem visita a feira ONG Brasil: Gestores do Terceiro Setor; representantes da área de Responsabilidade Social, Gestão Ambiental, Marketing e outras correlatas de organizações do Primeiro e do Segundo Setores (governo e empresas); profissionais de empresas que ainda não têm uma política de Responsabilidade Social e estão definindo o foco a ser adotado. Quem expõe na feira ONG Brasil: Organizações não governamentais (ONGs) brasileiras ou com atuação no Brasil; fundações e institutos ligados ao governo e à iniciativa privada; e órgãos públicos. CONTATO Para mais informações sobre a ONG Brasil 2010, entre em contato com Ricardo P. Souza: (11) 2978 6686 - Ramal 25 / ricardo.ps@zeppelini.com.br / patrocinio@ongbrasil.com.br