sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto de Empreendedorismo Comunitário realiza Intercâmbio com grupos de geração de renda de Curitiba/PR

O Projeto “Rede de fomento ao empreendedorismo, conservação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania e realizado pela Associação Rede Cananéia e organizações membro com foco em geração de renda, como maneira de melhorar o trabalho na economia dos empreendimentos sociais, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, terça e quarta-feira, realizou intercâmbio das dez organizações que realizam os Sub-projetos junto a organizações semelhantes, que são apoiadas pela Aliança Empreendedora na cidade de Curitiba/PR.
No primeiro dia o grupo foi recepcionado por Caroline Maria Appel assessoras da Aliança Empreendedora, que realizou uma conversa com os representantes dos grupos, cerca de 30 pessoas, sobre o trabalho da Aliança e sobre os tipos de grupos apoiados por ela, na sede do CAV – Centro de Ação Voluntária, no Centro de Curitiba, às 16h30.
Já no segundo dia o grupo conheceu outras iniciativas produtivas de geração de renda, acompanhado pelas assessoras da Aliança Empreendedora Caroline, Larissa Boing e Paula Farias e pela equipe técnica da Rede Cananéia.
Na parte da manha, por volta das 10h00, o grupo conheceu a experiência do Grupo Nosso Sabão, liderado por Dona Benedita Aparecida de Oliveira, no bairro Ferraria, da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O grupo conta com cinco pessoas e produz sabão em pedra à base de óleo de cozinha reutilizado, pasta de sabão, produto multiuso para limpeza pesada, produto multiuso desengordurante, tira manchas de roupas coloridas e sabão líquido para roupas finas.
Após o almoço o grupo se dividiu e conheceu alternadamente, a Cooperáguia e a Doctor Cook, ambos ma cidade de Pinhais, também região metropolitana de Curitiba.
A Cooperáguia é liderada por Janete de Sousa, trabalhando com confecção e artesanato, sendo atualmente o carro chefe a terceirização de uniformes para fábricas. Dona Janete explicou que o grupo iniciou com o bordado e 50 mulheres, mas não deu certo e atualmente conta com seis mulheres, que recebem por produção em espaço cedido pela Igreja Católica local. Além do serviço terceirizado também produzem bolsas, almofadas, tapetes, cortinas, etc.
A Doctor Cook já foi um grupo, mas se tornou uma empresa, administrada por Rosalina da Luz Gutervil e seu carro chefe é o pão de mel. No início a empresa tinha cinco funcionários e agora conta apenas com um. Rosa, como é conhecida a empresária, oferece a cozinha para a comunidade uma vez na semana e ministra cursos de como preparar o pão de mel.
Após as visitas, o grupo realizou uma avaliação, onde todos concordaram que a persistência deve ser a principal virtude de um grupo empreendedor.

Revisão dos Planos de Negócios

Após firmar parceria com a ITCP/FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, visando a revisão dos planos de negócios dos dez Sub-projetos, entre os dias 24 e 30 de setembro, sexta a quinta-feira, o técnico da ITPC/FGV, Felipe Bannitz, visitará, juntamente com os padrinhos dos sub-projetos as dez inciativas, com o objetivo de agrupar informações e traçar uma estratégia de trabalho para o atendimento dos grupos, que passarão por todos os pontos abordados, mesmo que o grupo já tenha respondido tais questões durante a elaboração dos Planos de Negócios, em função da possibilidade de alguns grupos terem mudado o foco de suas atividades.

Sub-projetos

A CAF – Cananéia Artes e Fibras está realizando oficinas de capacitação de novas artesãs desde o último dia 26 de agosto. Além disso, o grupo participou de formação com a design Fabíola Bergamo entre os dias 21 e 23 de setembro, onde foram estudadas novas peças.
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo vem realizando ensaios com o grupo todas às terças-feiras e quintas-feiras, às 19h00 no Salão da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”. Além disso, realizou apresentação no dia cinco de setembro, às 19h30, no Centro Comunitário junto com o espetáculo do grupo de teatro e dança OMSTRAB.
A ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, através do Grupo de Fandangueiros do Ariri, vem realizando oficinas de planejamento para o fomento do fandango e atrativos locais para a construção de uma agenda de turismo rural desde agosto. Neste mês de setembro participa da Festa do Superagui e promove um evento comunitário na Escola Estadual “Péricles Eugênio Silva Ramos”.
O Projeto “Plante seu Alimento, Faça seu Remédio”, coordenado pelo Coletivo Educador de Cananéia, participou da Oficina de Troca de Saberes Populares e Plantas Medicinais, realizado pela Pastoral da Saúde, no último dia 28 de setembro, terça-feira, às 14h30, no Salão Paroquial.
Ensaios, apresentações e oficinas estão sendo desenvolvidos dentro do Sub-projeto da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, que realiza ensaios todas as quintas-feiras, às 19h30, no Centro Comunitário. Também realizou apresentação de Capoeira e Maculelê na cidade de Iguape no dia 22 de agosto.
No dia 17 de agosto, terça-feira, no Salão de Eventos da Colônia, foi realizada a 8ª Assembléia Extraordinária da Colônia de Pescadores Z-9, com o objetivo de dar transparência às ações do Sub-projeto da Colônia Z-9 e, ainda, encaminhar questões referentes às atividades da Colônia de Pescadores Z-9. Também realizou a reunião com os pescadores do Pontal de Leste no último dia dez de setembro, data em que também participou de Oficina de Gestão Financeira.
O 6º Encontro de Planejamento Pesqueiro foi realizado no último dia 28, terça-feira, às 13h00, no Salão de Eventos da Colônia, com o objetivo de finalizar o documento com propostas de subsídio para os Planos de Manejo regionais, “chegamos à reta final das atividades de planejamento, fecharemos este ciclo de atividades com o 7º encontro, onde faremos a aprovação do documento final”, comenta Juliana Greco yamaoka, madrinha do Sub-projeto.
A Colônia Z-9 também foi a responsável pela reunião do GT – Grupo de Trabalho de Geração de renda, que ocorreu no último dia 15 de setembro, quarta-feira, também no salão da Colônia, a partir das 13h30, objetivando apresentar os trabalhos da Colônia de Pescadores Z-9, bem como encaminhar questões referentes ao projeto Petrobras.
O Grupo de Comercialização esteve presente no dia 28 de agosto no bairro Itapitangui em reunião com os integrantes do Sub-projeto “Plante seu alimento, colha seu remédio”, realizado pelo Coletivo Educador do Lagamar, para uma apresentação do grupo de comercialização, de como é possível auxiliar o Sub-projeto neste processo de produção/comercialização. Foi citado o "Produtos em Rede", além de discutirem sobre outros exemplos de grupos que comercializam produtos naturais, foi falado da Feira de Economia Solidária que acontecerá ao final do projeto (provavelmente em dezembro) e de que este será um espaço para todos os Sub-projetos comercializarem seus produtos, inclusive o grupo de ervas medicinais. Segundo Silmara Guerreiro, todos demonstraram bastante interesse e ficaram de se organizar para iniciar a produção em grupo.
Já nos dias 11 e 18 de setembro o Grupo de Comercialização também esteve na Ex-Colônia para oficinas de costura ministradas pela integrante do Grupo Gisele Alves Villar. Houve orientação para uso das máquinas de costura, além de conversas sobre a vinda de um designer para a criação de um produto com a identidade da comunidade. Foi falado, também, sobre a importância da gestão compartilhada, um dos princípios da Economia Solidária.
Além disso, entre os dias 16 e 18 de setembro, o grupo de Comercialização esteve com os Produtos em Rede comercializando os produtos da CAF, Ex-Colônia e Mandira no II Seminário do Pólo de Biotecnologia da Mata Atlântica e IV Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira, no anfiteatro do KKKK na cidade de Registro.

Oficinas de gestão financeira

No dia seis de setembro, segunda-feira, no Sítio Carrapatinho, Ex-Colônia Velha, ocorreu a 2ª Oficina de Gestão Financeira, que teve como objetivo rever aspectos sobre a precificação de produtos e, ainda, conceitos sobre autogestão e o funcionamento básico de empreendimentos comunitários. Além de pontos do grupo.
No dia 13, segunda-feira, na Sub-prefeitura do Ariri, ocorreu a 4ª Oficina de Gestão Financeira, quando foram trabalhados e expostos dados e prestação de conta dos projetos executados pelo Grupo de Fandango do Ariri. Com isso, encerra-se o ciclo de atividades de gestão financeira com o grupo que integra o projeto Petrobras.

Oficinas de gestão

Nos dias 20 de agosto e dez de setembro, ocorreram duas Oficinas de Gestão do terceiro setor na Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, com o objetivo de planejar o orçamento do próximo ano, o orçamento real da organização e o ideal para que a organização consiga realizar todas as atividades planejadas.
No dia 22 de setembro, quarta-feira, no Sítio Carrapatinho, bairro Ex-Colônia Velha, fora realizada a 3ª Oficina de Gestão, para tratar da confecção do Regimento Interno do grupo,sendo que será necessária mais uma oficina para finalizar o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário