Por Cleber Rocha Chiquinho
O que é turismo de base comunitária?
É o turismo que visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades e que promove a valorização da história, da cultura, do ambiente e do modo de vida das pessoas, proporcionando encontros e trocas de experiências entre turistas e moradores. Nessa modalidade de turismo, a comunidade participa ativamente no processo de gestão, ou seja, planeja, decide e divide de forma justa e transparente os recursos gerados pelas ações realizadas para a recepção dos visitantes nas comunidades.
Quais são os princípios desse turismo?
Nos baseamos nos princípios da Economia Solidária, ou seja, na forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do dinheiro. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
Quem são os públicos do turismo de base comunitária?
Pessoas de todas as idades e de todas as partes do mundo interessadas em compartilhar o modo simples de vida das populações visitadas e contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades e manutenção de suas tradições e das formas culturais mais antigas, bem como para a geração de renda para jovens e adultos dessas localidades.
Por fim...
No turismo de base comunitária, as populações locais tem um papel maior do que apenas receber os visitantes. Elas possuem o controle efetivo sobre o desenvolvimento e a gestão da atividade turística. Mais do que turistas, os/as visitantes são tratados/as como amigos/as, numa relação de troca de saberes, experiências, valores e dignidades.
Convidamos todos/as os/as interessados/as para conhecerem e participarem dessa iniciativa de formação de uma rede local de “Turismo Comunitário e Solidário”, que conta com apoio da Rede Cananéia e é discutida junto com outras organizações, grupos, comunidades e pessoas afins.
Bom dia.
ResponderExcluirLindo esse trabalho.
Gostaria de colaborar.
Sou artista e desenvolvo projetos socio ambientais aqui no extremo sul da Bahia em aldeias Pataxó na Costa do Descobrimento.
Dêm uma olhada no nosso trabalho : www.rakupraluaprojetos.blogspot.com
Um abraço.
paulo Souza