segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia da Terra Madre é comemorado em grande estilo em Cananéia

Atividades ocorreram na Escola Estadual Professora Dinorah Silva dos Santos
Por Cleber Rocha Chiquinho
O dia da Terra Madre (Terra Madre Day***) foi comemorado pela primeira vez em Cananéia, no dia dez de dezembro. As atividades foram realizadas na Escola Estadual “Professora Dinorah Silva dos Santos” e contaram com a participação de cerca de 60 pessoas, entre estudantes, pais, professores e funcionários da Unidade Escolar.
As atividades começaram com a separação dos participantes em dois grupos, sendo que um participou de uma roda de conversa com o chef de cozinha, Adriano Nammur e com o jovem agricultor familiar, Lucas Albuquerque, que falaram sobre o que é o Dia da Terra Madre e o que é o movimento Slow Food, além disso, conversaram sobre como é a produção agrícola no município, esclarecendo dúvidas sobre a origem e uso dos alimentos produzidos em nossa cidade, exemplificando com uma série de produtos agrícolas trazidos por eles.
Enquanto isso, outro grupo vivenciava a "Oficina do Gosto", que foi conduzida pelas biólogas e organizadoras do livro: "Cozinha Caiçara: encontro de histórias e ambientes", Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankowsky, que tinha como principal objetivo estimular os sentidos usados na escolha e identificação dos alimentos, de forma a entender melhor as formas de escolha dos alimentos. Foi bem interessante ver os alunos explorando os alimentos com todos seus sentidos, já que muitas vezes isso não acontece. Por fim, os alimentos foram revelados e feita uma discussão sobre a experiência de cada um e apresentado um vídeo sobre a biologia do gosto.
Na sequência, ocorreu a socialização das pesquisas que os grupos fizeram sobre alimentos nas aulas de Biologia, do professor Cleber Rocha Chiquinho e de Língua Portuguesa, da professora Suely Cristina e cada grupo pode compartilhar um pouco sobre o que aprendeu durante o Projeto "Sabores Caiçaras".
Para encerrar, alguns pratos típicos caiçaras foram feitos coletivamente por funcionários, pais e professores, entre eles: farofa de ostra, camarão com chuchu e peixe refogado com legumes e todos puderam celebrar esse dia, partilhando o alimento que vem da terra, da água e da lama.
Foi um projeto piloto e a ideia é desenvolvê-lo no próximo ano junto com outros professores e com todas as turmas da Escola. Contou com o apoio da U. E., através dos gestores, coordenadores, professores, funcionários e merendeiras e com a parceria do CAE - Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
***O Dia da Terra Madre (Terra Madre Day) é um evento internacional proposto pelo Slow Food, que é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo. É comemorado desde 2009 no dia dez de dezembro e a intenção é chamar a atenção sobre a importância das comidas locais, promovendo a criatividade para divulgação das mensagens do Slow Food e promovendo sistemas alimentares melhores, para dar início a uma revolução global, com raízes locais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário