segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projeto de Empreendedorismo Comunitário realiza segunda fase de revisão dos planos de negócios

A revisão está sendo feita pela ITPC/FGV
O Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, que agora se encontra em fase final, realizou entre os dias três e nove de dezembro, a segunda etapa da revisão dos planos de negócios comunitários dos oito grupos apoiados e cinco núcleos produtivos familiares envolvidos no Projeto.
Tal revisão está sendo feita pela ITCP/FGV – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, com a finalidade de dar subsídios para o planejamento do investimento e dos resultados esperados.
Para tanto, tais organizações foram visitadas por técnicos da incubadora, que teceram estratégias para os próximos passos em geração de renda.
De modo geral, foram levantadas as expectativas dos grupos no que se refere à geração de renda, foram analisados os produtos e serviços propostos e estudadas novas possibilidades dos mesmos, para melhor atender os possíveis mercados e estruturar a produção, o marketing e as vendas. Além disso, cada grupo estruturou uma agenda de tarefas a serem cumpridas para chegarem a seus objetivos.
Sub-projetos
A CAF – Cananéia Artes e Fibras terminou o circuito de oficinas de capacitação de novas artesãs e, segundo Valkíria Monteiro Pereira, o grupo ganhará novas integrantes, possibilitando o aumento da produção e o atendimento de novas demandas de encomendas. Além disso, seis integrantes do grupo participaram de um intercâmbio no dia 27 de novembro, em visita à ONG Brasil, exposição de organizações do terceiro setor, na Expo Center Norte, em São Paulo, onde puderam conhecer uma outra iniciativa comunitária de mulheres artesãs da fibra de taboa.
O grupo de comercialização foi representado pelos “Produtos em Rede” também durante a ONG Brasil, entre os dias 25 e 27 de novembro, com a exposição de comercialização de produtos dos grupos apoiados pelo Projeto. Além disso, também expor, através da ARTECA – Associação de Artesanato de Cananéia, na EXPOVALE, na cidade de Registro, entre os dias primeiro e cinco de dezembro.
Já a Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” realizou visitas às comunidades pesqueiras da região sul, sendo Pontal de Leste, Enseada da Baleia, Vila Rápida, Ariri e Marujá, de Cananéia, e Ararapira, já dentro do Estado do Paraná, para a distribuição da Cartilha do Pescador e do documento final do Projeto, sendo este o planejamento pesqueiro. Além disso, realizou a a apresentação dos resultados do Projeto ao Conselho da APA Marinha, no último dia 23 de novembro, contando com a presença de representantes das Colônias de Pesca de Cananéia e Iguape, Fundação Florestal, CPP - Comissão Pastoral da Pesca, Polícia Militar Ambiental, IBAMA, Guarda Parque da Fundação Florestal, Instituto de Pesca, Monitoria Ambiental e Organizações não Governamentais.
Na comunidade da Ex-Colônia, o grupo de mulheres costureiras recebeu a visita da design Fabíola Bergamo entre os dias 18 e 20 de novembro, onde, de forma participativa, desenhou produtos analisando o cenário da comunidade. Segundo Silmara Guerreiro, integrante do grupo de comercialização, que dá subsídio aos demais apoiados pelo Projeto, “esta atividade estava prevista no subprojeto da comercialização, pois o grupo da Ex-Colônia tinha as máquinas de costura, previu a compra de tecidos e outros materiais para o início da produção, no entanto, não havia um produto definido. O trabalho da designer foi pautado em criar produtos com uma identidade local, ou seja, valorizando a cultura e história do grupo e desta forma agregando valor ao artesanato produzido por essas mulheres”.
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou no III Festival Paulista de Viola Caipira – “Violas e Ponteios”, realizado na cidade de Salto/SP, no Complexo Cachoeira, entre os dias três e cinco de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário