A Associação Rede Cananéia é uma organização de sistema em Rede que tem a missão de apoiar, fortalecer e integrar grupos e organizações de Cananeia, com vistas ao desenvolvimento local sustentável e a valorização das identidades culturais. Atualmente são 17 entidades participantes. Este blog pretende ser uma rede de informações do terceiro setor do município de Cananéia - SP - Vale do Ribeira - Brasil.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Associação Rede Cananéia realiza curso em design junto à Aliança Empreendedora
Associação de Capoeira de Cananéia realiza atividades
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Grupo São Gonçalo se apresenta em São Miguel Paulista
O Grupo de Fandango Batido Caiçara São Gonçalo se apresentou com música e dança no último dia 22 de junho, sexta-feira, às 20h00, no 6º Encontro de Cultura Caipira, durante o Arraial da Fundação Tide Azevedo Setúbal, na cidade de São Miguel Paulista.
O objetivo da participação do Grupo foi a geração de renda, o intercâmbio cultural e a divulgação da cultura tradicional caiçara.
No que se refere ao intercâmbio cultural, o contato com o trabalho de do Núcleo Arteculturação para a formação nas áreas de teatro e suas linguagens, música e construção de instrumentos, oferecidos gratuitamente pela Fundação a crianças, jovens e adultos, foi de extrema importância e o grupo São Gonçalo parabeniza a Fundação pelo belo trabalho, além de agradecer pelo convite.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Rede Cananéia realiza Oficina de Conscientização sobre Turismo Comunitário
Nos últimos dias 11 e 12 de junho, segunda e terça-feira, a Associação Rede Cananéia realizou uma Oficina de Conscientização sobre Turismo Comunitário, ministrada pelo professor do SENAR - Nacional de Aprendizagem Rural, Tarcis da Silva, como parte do Projeto de Turismo de Base Comunitária. O objetivo desta ação foi realizar uma conscientização sobre o turismo de base comunitária, o valor que este tipo de turismo tem para um determinado tipo de turistas e a melhor forma de recepcioná-los.
A Oficina teve comentários sobre a importância da valorização da identidade cultural de cada comunidade nesse tipo de turismo, pois isso que é valorizado pelo turista, além de dicas sobre precificação dos diferentes tipos de serviços realizados pelos grupos e comunidades, apresentação de vídeos de outras experiências de turismo de base comunitária e avaliação das estruturas dos locais visitados e de como melhorá-los.
No dia 11, as oficinas foram realizadas na comunidade da Enseada da Baleia na Ilha do Cardoso e estiveram presentes representantes das comunidades tanto da Enseada, quanto do Pereirinha/Itacuruçá e do Ariri.
Já no dia 12 a atividade foi realizada no sítio Nova Esperança, na parte continental de Cananéia. Estiveram presentes representantes de outros sítios como 10 Irmãos e Porto do Meio, do Grupo Cheiro do Mato e da CAF – Cananéia Artes e Fibras.
Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cananéia na construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Texto: Mayra Jankowsky e Silmara Guerreiro
Organizações da sociedade civil e poder público trabalham para que até agosto desse ano o município tenha as diretrizes para gestão de seus resíduos
Em agosto de 2010 a Lei 12.305 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos com o objetivo de estimular a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade, bem como a integração dos catadores de materiais recicláveis nas ações de gestão compartilhada.
Nesse novo contexto não há mais lixo, o que existe agora são resíduos - que podem ser reutilizados ou reciclados – e os rejeitos que devem ser encaminhados ao tratamento adequado. Todos e todas são responsáveis pela destinação correta dos resíduos, tanto poder público, quanto fabricantes, comerciantes e consumidores. Para que isso ocorra de forma adequada e justa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a construção participativa de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). O município que não entregar o PGIRS até agosto de 2012 não poderá acessar recursos federais destinados à área ambiental.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente, através do seu Grupo de Trabalho (GT) de Resíduos Sólidos vem construindo o PGIRS de Cananéia desde julho de 2011. Participam desse GT o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cananéia, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fundação Florestal, Associação Rede Cananéia e o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC). O trabalho começou mapeando as ações prioritárias para que o Plano tivesse chances de ser concretizado. A partir disso, iniciaram-se reuniões com os catadores de material reciclável e a discussão com o comércio sobre o uso de sacolas biodegradáveis, que resultou na lei municipal 2.118/2011. O GT continua apoiando a formação de uma cooperativa ou associação de catadores no município. Para construir a base legal do Plano, houve uma pesquisa da legislação vigente para cada tipo de resíduo, diagnóstico do descarte atual tanto dos considerados perigosos como pneus, resíduos da construção civil, óleos de cozinha e de embarcações, lâmpadas, pilhas e baterias, como do lixo doméstico atualmente descartado no Aterro Controlado do município de Pariquera-Açu e os resíduos de pescados. Há cerca de um mês, seguindo a cartilha do Ministério de Meio Ambiente, o GT foi nomeado junto com os Departamentos de Saúde e Obras como o Comitê Diretor responsável pela elaboração do Plano.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cananéia irá criar diretrizes gerais para disciplinar o descarte dos resíduos na cidade. Entre as ações pensadas estão: estruturar a logística reversa, organizar uma coleta seletiva a ser realizada pelo grupo de catadores que está se formando no município, campanhas de consumo consciente e sustentável e ações de educação ambiental.
A participação da população na construção desse documento é de extrema importância para garantir a efetiva execução das ações propostas nele que deverão atender a diferentes interesses. Para isso, serão realizados Seminário e Conferências para a discussão do tema com moradores do município.
Abaixo segue cronograma das atividades:
12/07/2012 – Seminário Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis / Local: Centro Comunitário
25/07/2012 – Pré-Conferências / Local: Bairros afastados e Ilha de Cananéia
04/08/2012 – Conferência Municipal / Local: Centro Comunitário
Para outras informações, entrar em contato através do telefone (13) 3851.3230 no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cananéia ou (13) 3851.1201 na Associação Rede Cananéia.
E para saber mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos acesse:
https://docs.google.com/file/d/0ByPkkJzWwRYuYXRuQjZ3c2pWbE0/edit?pli=1
http://www.iclei.org.br/residuos/
Projeto de Empreendedorismo Comunitário
Planejamento Estratégico da Rede Cananéia
Nos dias dois e três de junho, na Pousada Bom Abrigo, na comunidade tradicional caiçara do Marujá, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, foi realizado pela Rede Cananéia o encontro de dez associados, entre comunitários, diretoria e equipe técnica, com a finalidade de alinhar expectativas, preocupações e ações para a melhoria da organização e planejar o futuro e compartilhar a responsabilidade dos próximos passos.
A ação foi iniciada com 18 associados que participaram da etapa das entrevistas, entre comunitários, diretoria e a equipe técnica, realizada no final do mês de maio e está prevista no Projeto de Empreendedorismo Comunitário, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania.
SINTRAVALE realiza reforma na cozinha no Bairro da Aroeira
Desde o início deste ano a SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do litoral sul e Vale do Ribeira, sub-sede Cananéia vem realizando a reforma da cozinha no Bairro Aroeira, com a intenção de melhorar a estrutura para a preparação de doces, geleias, café caiçara e refeições.
Até o momento foram refeitos o piso, colocados azulejos nas paredes e forro no teto, para adequação da cozinha que prepara alimentos para a Feira do Agricultor Familiar, que acontece todo sábado na praça do Rocio e prepara refeições e cafés caiçaras para quem tenha interesse no serviço.
Vale lembrar que com o recurso do Projeto foi possível comprar o material e o serviço foi contrapartida da família.
Comunidade da Enseada da Baleia participa da XI Festa do Mar
A Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia, com o intuito de passar a história e o trabalho de confecção e artesanato local, participou da XI da Festa do Mar, que aconteceu no Centro de Eventos de Cananéia, entre os dias sete a dez de junho.
O evento proporcionou ao grupo um aprendizado, além da venda e exposição dos produtos.
Segundo a coordenadora do Grupo, Tatiana Cardoso, mostrar aos turistas e aos moradores de Cananéia como é o cotidiano da Comunidade, como são feitos os trabalhos de costura (máquina de pedal) e estamparia faz com que o grupo se fortaleça ainda mais.
“A cada conquista, a cada peça confeccionada, os olhos se enchem de lágrimas ao saber da evolução que estamos passando, o valor que tem o trabalho feito em grupo e com a participação de todos, porque só juntos conseguimos alcançar nosso objetivos. Gostaríamos de agradecer a todos que colaboraram especialmente à SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no litoral sul e Vale do Ribeira – sub-sede Cananéia, representada por Ibson de Oliveira, que fez com que estivéssemos marcando presença no evento”, finaliza Tatiana.
Grupo Cheiro do Mato na Festa do Mar
O Grupo Cheiro do Mato também participou da XI Festa do Mar em Cananéia, realizada entre os dias sete e dez de junho, no Centro de Eventos, com a comercialização de produtos à base de ervas.
Colônia Z-9 Informa:
Desenvolvimento Sustentável e Plano de Governo em Cananéia
Aconteceu no dia quatro de junho na Escola Estadual “Professora Dinorah Silva dos Santos” um debate com o tema Desenvolvimento Sustentável e Plano de Governo em Cananéia, onde teve participação de alunos das três turmas da 3ª série do Ensino Médio, compondo a mesa representantes do Instituto de Pesca, Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo”, IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, Escoteiro Mirim, Departamento do Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca, ACEC - Associação Comercial e Empresarial de Cananéia, professores e diretor da Escola Dinorah.
O debate foi participativo e organizado para promover discussão sobre a economia local, sustentabilidade, educação ambiental e turismo sustentável.
Regularização de documentação no MPA
A Colônia de Pescadores Z-9, através de seus representantes, foram no dia primeiro de junho até o MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura e Capitania dos Portos em Santos, representando os pescadores e promovendo a regularização de documentação.
Ação Possessória movida pela Estação Quarentenária
A Colônia de Pescadores Z-9, frente à luta pela vida de seus pescadores associados, promoveu no dia 29 de maio, a visita da reportagem de A Tribuna de Santos, a tratar a área referida como estação Quarentenária, para registrar e ouvir os pescadores artesanais naquela localidade.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
ACUCA, ARTECA e São Gonçalo participam do IX Revelando São Paulo – Vale do Ribeira
Assinar:
Postagens (Atom)