quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto de Empreendedorismo Comunitário

Planejamento Estratégico da Rede Cananéia
Nos dias dois e três de junho, na Pousada Bom Abrigo, na comunidade tradicional caiçara do Marujá, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, foi realizado pela Rede Cananéia o encontro de dez associados, entre comunitários, diretoria e equipe técnica, com a finalidade de alinhar expectativas, preocupações e ações para a melhoria da organização e planejar o futuro e compartilhar a responsabilidade dos próximos passos.
A ação foi iniciada com 18 associados que participaram da etapa das entrevistas, entre comunitários, diretoria e a equipe técnica, realizada no final do mês de maio e está prevista no Projeto de Empreendedorismo Comunitário, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania.
SINTRAVALE realiza reforma na cozinha no Bairro da Aroeira
Desde o início deste ano a SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do litoral sul e Vale do Ribeira, sub-sede Cananéia vem realizando a reforma da cozinha no Bairro Aroeira, com a intenção de melhorar a estrutura para a preparação de doces, geleias, café caiçara e refeições.
Até o momento foram refeitos o piso, colocados azulejos nas paredes e forro no teto, para adequação da cozinha que prepara alimentos para a Feira do Agricultor Familiar, que acontece todo sábado na praça do Rocio e prepara refeições e cafés caiçaras para quem tenha interesse no serviço.
Vale lembrar que com o recurso do Projeto foi possível comprar o material e o serviço foi contrapartida da família.
Comunidade da Enseada da Baleia participa da XI Festa do Mar
A Comunidade Tradicional Caiçara da Enseada da Baleia, com o intuito de passar a história e o trabalho de confecção e artesanato local, participou da XI da Festa do Mar, que aconteceu no Centro de Eventos de Cananéia, entre os dias sete a dez de junho.
O evento proporcionou ao grupo um aprendizado, além da venda e exposição dos produtos.
Segundo a coordenadora do Grupo, Tatiana Cardoso, mostrar aos turistas e aos moradores de Cananéia como é o cotidiano da Comunidade, como são feitos os trabalhos de costura (máquina de pedal) e estamparia faz com que o grupo se fortaleça ainda mais.
“A cada conquista, a cada peça confeccionada, os olhos se enchem de lágrimas ao saber da evolução que estamos passando, o valor que tem o trabalho feito em grupo e com a participação de todos, porque só juntos conseguimos alcançar nosso objetivos. Gostaríamos de agradecer a todos que colaboraram especialmente à SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no litoral sul e Vale do Ribeira – sub-sede Cananéia, representada por Ibson de Oliveira, que fez com que estivéssemos marcando presença no evento”, finaliza Tatiana.
Grupo Cheiro do Mato na Festa do Mar
O Grupo Cheiro do Mato também participou da XI Festa do Mar em Cananéia, realizada entre os dias sete e dez de junho, no Centro de Eventos, com a comercialização de produtos à base de ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário