quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Colônia de Pescadores Z-9 informa:

Guará encontrado Morto
A Colônia de Pescadores lamenta a fatalidade injustificada sobre a morte do pássaro GUARÁ, encontrado pelo pescador Wagner Robinson Klimke, no dia 11 de janeiro, boiando na maré nas proximidades do Rio Batatal, ao Sul da Ilha de Cananeia.
Reunião com ICMBio e Pescadores
No dia 15 de janeiro, terça-feira, no salão de eventos da Colônia Z-9, conforme divulgação na Rádio Comunitária local, aconteceu uma reunião com ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Pescadores, para compreensão e limitações da pesca nas Ilhas decretadas como “Estação Ecológica e Ilha Cambriú” ambas em Cananeia. Foi acordada sobre a fiscalização que está acontecendo até mesmo com a atuação e apreensão de materiais da Pesca Amadora.
Seminário em São Paulo
No dia 17 de janeiro, quinta-feira, a Colônia de Pescadores Z-9, através de seu presidente Wagner Robinson Klimke, participou do Seminário com a Confederação de Pesca, Federação de Pesca, MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura e representantes de Colônia do Estado de São Paulo, sobre segmentos da Pesca Artesanal e dificuldades das Colônias de Pescadores do Estado de São Paulo.
Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
A Colônia de Pescadores de Cananeia/SP, junto ao MTE - Ministério do Trabalho e Emprego deu início ao Seguro Defeso do Bagre e Ostra, no dia 22 de janeiro, sendo que o mesmo se estendeu até o dia 24, atendendo no 1° dia 177 pescadores.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Centro de Convivência do Idoso realiza confraternizações

O C.C.I. – Centro de Convivência do Idoso de Cananeia, mantido pela SAVC – Sociedade Amigos da Velhice de Cananéia realizou confraternizações de fim de ano.
A confraternização de fim do ano das aulas de ginástica da professora Franciele Silva, evento com amigo secreto realizado no período da manhã, com a turma matutina, no dia 12 de dezembro às 09h00; à tarde com o pessoal do período vespertino, às 17h00.
Já no dia cinco de dezembro, às 09h00, também no CCI foi realizada a confraternização de fim de ano com a turma do "Meu momento", com o convidado Dr. Adriano Cesar Dias, que falou sobre saúde na 3ª idade, junto com o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e SAVC, no fim salgadinhos e doces trazidos pelos participantes foram compartilhados.

Encontro de Cultura afrobrasileira


Grupos São Gonçalo e Nosso Senhor do Bonfim se apresentam durante atividades do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia

As apresentações aconteceram nos dias 15 e 16 de janeiro
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo e a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Nosso Senhor do Bomfim” Filhos de Cananeia se apresentaram para cerca de 100 alunos do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia, que visitaram a cidade entre os dias 14 e 18 de janeiro, oriundos das cidades de Cotia, Paraibuna e Cássia dos Coqueiros, interior do Estado de São Paulo.
No dia 15, terça-feira, às 20h00, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, foi a vez da apresentação de dança e música do Grupo São Gonçalo, que mostrou um pouco da cultura caiçara com explicação sobre o fandango local e suas características e apresentações de música e dança de São Gonçalo, Batido, Queromana, Cana Verde, Graciosa e baile de fandango, além de distribuir alguns exemplares do Livro Histórias e Lendas caiçaras de Cananéia, de Amir Oliveira, para alunos que respondessem corretamente a perguntas sobre a cidade.
Já no dia 16, quarta-feira, às 19h00, na Escola Municipal de ensino Fundamental “Professor Alziro Bastos dos Santos”, foi a vez do Grupo de Capoeira, que apresentou um pouco da cultura afro-brasileira, com roda de capoeira.
O Programa Turismo do Saber – Interior na Praia é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios litorâneos do Estado, que recebem alunos do interior em escolas públicas locais, com o objetivo de propagar a cultura e as belezas paulistas.

Grupo São Gonçalo participa de Reiada

Por Amir Oliveira Garcia Filho
No último dia seis de janeiro, domingo, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, foi realizada a apresentação de encerramento do Ciclo Natalino, com o Grupo de Reiada do Acaraú e apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, oportunizando a todos os presentes, entre munícipes e turistas, observar como uma cultura deve ser conservada. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia, dentro da programação de verão.
A Reiada, também chamada de Folia dos Santos Reis, é um folguedo de cunho religioso, católico, e se desenvolve entre o Natal e o Dia de Reis, seis de janeiro, buscando reproduzir a viagem dos Reis Magos a Belém, por ocasião do nascimento de Cristo e parece ter sido introduzida no Brasil com elementos de catequese.
Hoje os componentes da Folia saem à noite, e casa em casa, para cantar diante de oratórios e presépios, onde a Reiada esmola para a Festa de Reis.
Geralmente canta-se três vezes em cada casa, sendo um canto de chegada, um de adoração e um de despedida.
Os versos falam do nascimento de Cristo, o mestre da Reiada, que puxa os versos, é acompanhado de rabeca e violas, seguido pelo tenor, que é acompanhado de cavaquinho, caixa de folia e triângulo. O tipe completa a voz masculina sobreaguda.

Grupo de Capoeira finaliza Planejamento Estratégico

A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Nosso Senhor do Bonfim” Filhos de Cananéia realizou o Planejamento Estratégico pelo Projeto de Empreendedorismo Comunitário nos dias cinco e seis de dezembro, quarta e quinta-feira, das 20h00 às 22h00, na residência da coordenadora do Empreendimento, Lilia de Souza, com a participação dos professores da Associação e atletas, sendo facilitado por Elaine Marques e Silmara Guerreiro, com a presença da madrinha do grupo, Fabiane Rodrigues Ribeiro.
A metodologia utilizada com o Grupo foi de Elaboração de Muro dos Sonhos (em mural individual), com posterior priorização dos sonhos e Plano de Ação.
O planejamento traçou metas possíveis para o ano de 2013, buscando melhorar as ações e infraestrutura do grupo, bem como a formação dos atletas.

Ex-Colônia Velha continua estudo antroplógico para reconhecimento quilombola

A Associação Comunidade de Remanescente de Quilombo do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha vem realizando um estudo antropológico, junto à Fundação ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, sendo que a técnica já esteve na comunidade duas vezes.
A comunidade aguarda o retorno dos estudos para conseguir o sonhado reconhecimento.

Grupo São Gonçalo participa de documentário chinês

Por Rodolfo Vidal
Nesse último dia 11 de janeiro, sexta-feira, recebemos novamente a visita do Sr. YanJun Hengqi Zhang* e de sua família que já estiveram filmando o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo em 2007 em um documentário chamado " “Our Sea, the Sea of the World” (A MAR, O MAR) que discutia os pontos de vista diferentes e as mudanças sociais das cidades colonizadas por portugueses.
Agora ele retorna para fazer um documentário sobre o Fandango Caiçara, as filmagens foram feitas na Sede do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo. Esse documentário será exibido em Beijing, China em um encontro nacional de povos tradicionais.
*Hengqi Zhang é presidente da BOA Center & Revista RECURSO

Associação de Capoeira de Cananeia fica com a primeira colocação no Campeonato Interno

A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Nosso Senhor do Bonfim” Filhos de Cananéia ficou com a primeira colocação no Campeonato Interno regional.
A terceira e última etapa aconteceu em 17 de novembro, sábado, na cidade de Pariquera-açú, onde foram somados os pontos de todos os grupos e Cananeia ficou no topo.
Além de Cananeia participaram grupos das cidades de Pariquera-açú, Eldorado, Jacupiranga, Iguape e Registro.

Artesãs da Ex-Colônia Velha realizam diversas atividades

O Grupo de Artesãs da Comunidade Remanescente Quilombola do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha vem realizando diversas atividades para a melhoria da infraestrutura do empreendimento comunitário.
No dia 12 de dezembro, quarta-feira, foi protocolado um ofício no escritório regional da Elektro, para o engenheiro supervisor Robinson Delsin, solicitando a energia trifásica para a sede da Associação. Na ocasião estiveram presentes a presidente da Associação Maria Anita Davies Costa, o membro da Associação Rede Cananéia Ibison de Oliveira e o agente regional do Programa Luz para Todos Claudio Roberto de Oliveira. Vale lembrar que os agentes já fizeram a vistoria no local para a colocação do padrão de luz.
No que se refere à distribuição de água, os homens da Associação assumiram em trabalhar em mutirão para a captação e instalação das mangueiras, o que foi realizado em quatro mutirões, sendo que a água já chega até a sede, só faltando ligar o acesso dentro da sede.
Quanto ao saneamento básico o grupo contou com o auxílio da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia realizou a instalação, em forma de mutirão, do saneamento alternativo, com o apoio dos homes da Associação da Ex-Colônia e das mulheres que conhecem a técnica, sendo Anita, Abegail Novais e Marli Novais.
Em parceria com o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com a diretora Giselda dos Santos, as máquinas de costura passarão por uma manutenção para que possam ser instaladas na sede e utilizadas pelas artesãs. Enquanto isso, as mulheres estão trabalhando com a tecelagem da fibra da bananeira.
Para trabalharem com a fibra da bananeira as artesãs passaram por uma capacitação em tingimento da fibra, em parceria com a Banart, organização da cidade de Juquiá, sendo que a atividade vem demonstrando grande aceitação pelas artesãs, melhorando a produção, sendo considerado um sucesso.
Quando ao Planejamento Estratégico, a organização realizou um novo encontro no último dia 21, segunda-feira, sendo esta a 4ª reunião, que após as entrevistas com as artesãs, formulação de histórico da organização e atividades relativas à responsabilidade no trabalho, terá como pauta a devolutiva das informações captadas.

Associação de Capoeira realiza várias apresentações culturais durante temporada de verão

A Associação Desportiva e Cultural de Capoeira “Nosso Senhor do Bonfim” Filhos de Cananéia vem aproveitando a alta temporada de verão para a realização de diversas apresentações culturais afrobrasileiras, possibilitando a divulgação do seu trabalho e a geração de renda para o Grupo.
Entre os dias 14 e 16 de dezembro o Grupo participou da III Feira de Economia Solidária de Cananeia, realizada pela Associação Rede Cananéia e Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, onde divulgou seus trabalhos em um estande fixo no evento e no dia 14, à noite, se apresentou com Roda de Capoeira.
Já no dia 21 de dezembro, às 23h00, realizou show de pirofagia, com a aluna graduada Lilia de Souza e professor Zalber dos Santos, durante a inauguração da Lanchonete Saideira, na avenida Beira Mar, em Cananeia.
No dia 31 de dezembro, domingo, às 16h00 o Grupo se apresentou com Coco e Roda de Capoeira às 20h00, no AHO Festival Lost da Ilha Comprida, no bairro do Juruvaúva, que ocorreu de 27 de dezembro a três de janeiro.
A 1ª Roda Oficial de Capoeira do ano aconteceu no dia seis de janeiro, às 19h00, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão. No mesmo dia o Grupo se apresentou com Coco e Roda de Capoeira na Praça Martim Afonso de Souza, a partir das 17h00, dentro da Programação Cultural de Verão da Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia.

III Feira de Economia Solidária de Cananeia ofereceu diversas atrações e atividades

O evento foi realizado pela Rede Cananéia e Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social
Entre os dias 14 e 16 de dezembro foi realizada a III Feira de Economia Solidária de Cananeia, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, pela Associação Rede Cananéia e Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com o patrocínio do Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, realizado por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras e, ainda, Miami Pescados, Associação Comercial e Empresarial de Cananéia, Supermercados da Ilha, Pousada Cardoso, Ki Brinquedos, Drogaria Regifarma, Posto Náutico, Loja Casarão e Papel & Cia, com diversas atrações e atividades, como apresentações culturais, oficinas artísticas e educativas, educação preventiva em saúde, ações educomunicativas e, claro, venda de produtos sustentáveis e solidários.
Segundo Silmara Guerreiro, responsável pela organização do evento na Rede, “o principal objetivo das feiras realizadas pela Rede Cananéia é criar um espaço comum de comercialização para os seus associados e parceiros, para que exista uma troca, para que esses empreendimentos se conheçam melhor e estejam mais próximos. Além do que, a Economia Solidária tem como princípios a autogestão e a cooperação e nossas feiras são organizadas a muitas mãos, é essa Rede de pessoas e grupos que organizam esse evento que a cada edição ganha mais força e valor”, comenta ela.
Entre os grupos e empreendimentos estiveram presentes a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia, Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui, CAF – Cananéia Artes e Fibras, Comunidade Tradicional da Enseada da Baleia, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Grupo das Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo do Bairro Ex-Colônia Velha e ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, comercializando seus produtos. A Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” utilizou seu estande para expor seus trabalhos, promover a campanha de valorização dos produtos da pesca artesanal, que divulgou para turistas e consumidores a procedência do pescado, instigando o consumidor a saber de onde vem o alimento e entender que a pesca artesanal é um trabalho familiar, que utiliza apetrechos de pesca artesanal, pescando em menor quantidade e, assim, conservando o meio ambiente. Também no estande da Colônia foi realizada a Campanha de Conscientização do Uso da Cataia (planta nativa) como medicação e alimento, promovendo a degustação entre os visitantes, com o auxílio da Associação de Moradores do Bairro do Carijó.
Além disso, o IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, com os pesquisadores do Projeto Boto-Cinza, participou com um estande para apresentar os conhecimentos e resultados gerados a partir das pesquisas realizadas na região do Estuário Lagamar.
Em seu estande o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social expôs, para comercialização, produtos de artesãos autônomos, grupos produtivos do município e usuários de atividades de geração de renda e capacitação profissional da Política de Assistência Social. “O objetivo foi ofertar a essas pessoas um espaço para divulgação do aprendizado”, afirma Giselda dos Santos, Diretora do Departamento. Além disso, jovens do Programa Ação Jovem do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social fizeram a cobertura jornalística do evento, entrevistando os participantes e fotografando as ações, para publicarem no informativo do Projeto, dentro de atividades de educomunicação.
Durante o evento também foi realizado o Curso de Audiovisual – primeiro módulo de dois, tendo como tema central do vídeo o trabalho desenvolvido pela Rede Cananéia e pelosos grupos associados, a partir de uma visão dos grupos para a Rede, onde contam como a Rede contribui e o trabalho da Rede com eles. Como resultado final espera-se um filme sobre a Rede e a relação desta com seus associados. O curso teve 13 participantes, entre representantes dos grupos associados, do Ponto de Cultura “Caiçaras” e do CRAS, sendo que o segundo módulo está marcado para a 1ª quinzena de março.
Outa ação em conjunto com a feira foi a visita do designer Christian Ullmann aos estandes dos empreendimentos associados à Rede, para avaliar o trabalho realizado até o momento, no que diz respeito à melhoria e criação de novos produtos. Esse trabalho vem sendo realizado desde outubro de 2012 e terá continuidade em 2013 pelo Projeto. No domingo ele se reuniu com representantes de todos esses empreendimentos, para que eles pudessem trocar um pouco suas experiências sobre esse trabalho.
Além disso, buscando divulgar os produtos solidários, os mesmos foram fotografados por Leandro Cagiano, para o novo catálogo de produtos do Produtos em Rede.
A Feira contou com Apresentações Culturais, sendo que na sexta-feira (14) teve a Abertura da Feira com Banda Municipal, seguida de apresentação de Capoeira na sede da Colônia e, por fim, Grupo Cantadeira, na Praça. No sábado (15) apresentou Voz e Violão com Thiago Rios, seguida pelo Trio Pé do Morro (Iguape) e no domingo (16) houve apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo.
Entre as Oficinas, foram oferecidas no sábado (15), oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, pintura facial e oficina de dinâmicas para educadores, oferecidas pelos educadores do PEF - Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e Renato Barbosa, ecobrinquedista; e Oficina de Educação Preventiva em Saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia pelo PSF – Programa Saúde da Família do Departamento Municipal de Saúde e Projeto APE – Ações Preventivas na Escola, da DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro. Já no domingo (16) houve oficina de cartões de papelão em 3D, com ministrada pelos pesquisadores IPeC.
A Rede Cananéia agradece a todos os parceiros, patrocinadores, grupos, colaboradores e participantes do evento. Muito obrigado!