sábado, 19 de janeiro de 2013

III Feira de Economia Solidária de Cananeia ofereceu diversas atrações e atividades

O evento foi realizado pela Rede Cananéia e Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social
Entre os dias 14 e 16 de dezembro foi realizada a III Feira de Economia Solidária de Cananeia, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, pela Associação Rede Cananéia e Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com o patrocínio do Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, realizado por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras e, ainda, Miami Pescados, Associação Comercial e Empresarial de Cananéia, Supermercados da Ilha, Pousada Cardoso, Ki Brinquedos, Drogaria Regifarma, Posto Náutico, Loja Casarão e Papel & Cia, com diversas atrações e atividades, como apresentações culturais, oficinas artísticas e educativas, educação preventiva em saúde, ações educomunicativas e, claro, venda de produtos sustentáveis e solidários.
Segundo Silmara Guerreiro, responsável pela organização do evento na Rede, “o principal objetivo das feiras realizadas pela Rede Cananéia é criar um espaço comum de comercialização para os seus associados e parceiros, para que exista uma troca, para que esses empreendimentos se conheçam melhor e estejam mais próximos. Além do que, a Economia Solidária tem como princípios a autogestão e a cooperação e nossas feiras são organizadas a muitas mãos, é essa Rede de pessoas e grupos que organizam esse evento que a cada edição ganha mais força e valor”, comenta ela.
Entre os grupos e empreendimentos estiveram presentes a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim Filhos de Cananéia, SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia, Grupo Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plantas Medicinais do Itapitangui, CAF – Cananéia Artes e Fibras, Comunidade Tradicional da Enseada da Baleia, Grupo de Fandango Batido São Gonçalo, Grupo das Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo do Bairro Ex-Colônia Velha e ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, comercializando seus produtos. A Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” utilizou seu estande para expor seus trabalhos, promover a campanha de valorização dos produtos da pesca artesanal, que divulgou para turistas e consumidores a procedência do pescado, instigando o consumidor a saber de onde vem o alimento e entender que a pesca artesanal é um trabalho familiar, que utiliza apetrechos de pesca artesanal, pescando em menor quantidade e, assim, conservando o meio ambiente. Também no estande da Colônia foi realizada a Campanha de Conscientização do Uso da Cataia (planta nativa) como medicação e alimento, promovendo a degustação entre os visitantes, com o auxílio da Associação de Moradores do Bairro do Carijó.
Além disso, o IPeC – Instituto de Pesquisas Cananéia, com os pesquisadores do Projeto Boto-Cinza, participou com um estande para apresentar os conhecimentos e resultados gerados a partir das pesquisas realizadas na região do Estuário Lagamar.
Em seu estande o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social expôs, para comercialização, produtos de artesãos autônomos, grupos produtivos do município e usuários de atividades de geração de renda e capacitação profissional da Política de Assistência Social. “O objetivo foi ofertar a essas pessoas um espaço para divulgação do aprendizado”, afirma Giselda dos Santos, Diretora do Departamento. Além disso, jovens do Programa Ação Jovem do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social fizeram a cobertura jornalística do evento, entrevistando os participantes e fotografando as ações, para publicarem no informativo do Projeto, dentro de atividades de educomunicação.
Durante o evento também foi realizado o Curso de Audiovisual – primeiro módulo de dois, tendo como tema central do vídeo o trabalho desenvolvido pela Rede Cananéia e pelosos grupos associados, a partir de uma visão dos grupos para a Rede, onde contam como a Rede contribui e o trabalho da Rede com eles. Como resultado final espera-se um filme sobre a Rede e a relação desta com seus associados. O curso teve 13 participantes, entre representantes dos grupos associados, do Ponto de Cultura “Caiçaras” e do CRAS, sendo que o segundo módulo está marcado para a 1ª quinzena de março.
Outa ação em conjunto com a feira foi a visita do designer Christian Ullmann aos estandes dos empreendimentos associados à Rede, para avaliar o trabalho realizado até o momento, no que diz respeito à melhoria e criação de novos produtos. Esse trabalho vem sendo realizado desde outubro de 2012 e terá continuidade em 2013 pelo Projeto. No domingo ele se reuniu com representantes de todos esses empreendimentos, para que eles pudessem trocar um pouco suas experiências sobre esse trabalho.
Além disso, buscando divulgar os produtos solidários, os mesmos foram fotografados por Leandro Cagiano, para o novo catálogo de produtos do Produtos em Rede.
A Feira contou com Apresentações Culturais, sendo que na sexta-feira (14) teve a Abertura da Feira com Banda Municipal, seguida de apresentação de Capoeira na sede da Colônia e, por fim, Grupo Cantadeira, na Praça. No sábado (15) apresentou Voz e Violão com Thiago Rios, seguida pelo Trio Pé do Morro (Iguape) e no domingo (16) houve apresentação do Grupo de Fandango Batido São Gonçalo.
Entre as Oficinas, foram oferecidas no sábado (15), oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, pintura facial e oficina de dinâmicas para educadores, oferecidas pelos educadores do PEF - Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e Renato Barbosa, ecobrinquedista; e Oficina de Educação Preventiva em Saúde, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia pelo PSF – Programa Saúde da Família do Departamento Municipal de Saúde e Projeto APE – Ações Preventivas na Escola, da DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro. Já no domingo (16) houve oficina de cartões de papelão em 3D, com ministrada pelos pesquisadores IPeC.
A Rede Cananéia agradece a todos os parceiros, patrocinadores, grupos, colaboradores e participantes do evento. Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário