sábado, 19 de janeiro de 2013

Artesãs da Ex-Colônia Velha realizam diversas atividades

O Grupo de Artesãs da Comunidade Remanescente Quilombola do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha vem realizando diversas atividades para a melhoria da infraestrutura do empreendimento comunitário.
No dia 12 de dezembro, quarta-feira, foi protocolado um ofício no escritório regional da Elektro, para o engenheiro supervisor Robinson Delsin, solicitando a energia trifásica para a sede da Associação. Na ocasião estiveram presentes a presidente da Associação Maria Anita Davies Costa, o membro da Associação Rede Cananéia Ibison de Oliveira e o agente regional do Programa Luz para Todos Claudio Roberto de Oliveira. Vale lembrar que os agentes já fizeram a vistoria no local para a colocação do padrão de luz.
No que se refere à distribuição de água, os homens da Associação assumiram em trabalhar em mutirão para a captação e instalação das mangueiras, o que foi realizado em quatro mutirões, sendo que a água já chega até a sede, só faltando ligar o acesso dentro da sede.
Quanto ao saneamento básico o grupo contou com o auxílio da SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia realizou a instalação, em forma de mutirão, do saneamento alternativo, com o apoio dos homes da Associação da Ex-Colônia e das mulheres que conhecem a técnica, sendo Anita, Abegail Novais e Marli Novais.
Em parceria com o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com a diretora Giselda dos Santos, as máquinas de costura passarão por uma manutenção para que possam ser instaladas na sede e utilizadas pelas artesãs. Enquanto isso, as mulheres estão trabalhando com a tecelagem da fibra da bananeira.
Para trabalharem com a fibra da bananeira as artesãs passaram por uma capacitação em tingimento da fibra, em parceria com a Banart, organização da cidade de Juquiá, sendo que a atividade vem demonstrando grande aceitação pelas artesãs, melhorando a produção, sendo considerado um sucesso.
Quando ao Planejamento Estratégico, a organização realizou um novo encontro no último dia 21, segunda-feira, sendo esta a 4ª reunião, que após as entrevistas com as artesãs, formulação de histórico da organização e atividades relativas à responsabilidade no trabalho, terá como pauta a devolutiva das informações captadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário