sexta-feira, 31 de maio de 2019

Saberes tradicionais - Grupo Cheiro do Mato








 O Grupo Cheiro do Mato nasceu em novembro de 2010, com o objetivo de resgatar e valorizar o uso das ervas medicinais, desenvolvendo a educação preventiva e a troca dos saberes populares locais, proporcionando a geração de renda e trabalho para o Grupo, por meio da comercialização de produtos artesanais aromaterápicos.
 A produção do grupo está localizado no Bairro Itapitangui, pequeno Bairro de Cananéia no Estado de São Paulo, na parte continental, cerca de 6 km antes da primeira balsa. A vila é caminho para moradores e turista que seguem para o povoado do Mandira, Taquari, Rio das Minas e Ariri. Com uma economia baseada principalmente na agricultura e no extrativismo.
A comercialização está espalhada em locais que atuam diretamente com turismo comunitário, como Enseada da Baleia, Mandira, Paraty ou em locais como hotéis, pousadas que valorize a produção artesanal, além de feiras e eventos que o grupo é chamado a participar.
No decorrer desses quase nove anos de trabalho, o grupo Cheiro do Mato, aprendeu e se aprimorou para melhorar a produção e a qualidade dos produtos, buscando conhecer outras propriedades, como argila e plantas medicinais para desenvolver novos produtos, buscando diversificar e dar oportunidade de mais qualidade de vida a pessoas, com menos uso de produto químico.  Isso se deve às capacitações, intercâmbios e aulas com químico, que hoje é responsável pela qualidade dos produtos junto ao Grupo. 

Além disso, busca passar seus conhecimentos e a importância das ervas para os jovens e crianças, através de oficinas e palestras, propagando seu conhecimento e valorizando as propriedades das plantas e seu poder medicinal, desenvolvendo a educação preventiva e a troca dos saberes populares em produtos artesanais 100% naturais, como sabonetes em barra, sabonete líquido, shampoo, creme para pentear, repelente com cera de abelha e outros, atingindo consumidores que buscam qualidade de vida.
Para mais informações no tel.: (13)99781-6671 (José Irene)(wats), no email: cheirodosmato@gmail.com ou nas pagina: https://www.facebook.com/GrupoCheirodoMato/

Nenhum comentário:

Postar um comentário