quarta-feira, 8 de maio de 2019

Vivência Quilombo da Caçandoca



Por Liliana Soares





No último dia 27 de abril, sábado, a Associação Grupo Cultural Tiduca visitou o Quilombo da Caçandoca (Ubatuba – SP), levando a Comunidade Jongo Tiduca para a realização de mais uma ação do Projeto “A voz negra ecoa através dos tambores trazendo de volta sua história” que visa à disseminação da cultura afro, mais especificamente o Jongo.
Ao chegar à comunidade, fomos recepcionados por Mario Gabriel do Prado, líder local, que nos apresentou toda a área e nos contou um pouco da história local. Após o almoço, demos início à atividade proposta, com uma roda de conversa sobre a história do jongo, das tradições, e das diferentes formas que são praticadas nos Estados da Região Sudeste. Nessa vivência/oficina, foram mostrados os passos dançados e os toques praticados, além de uma roda de jongo para “encerrar” as atividades da parte da tarde.
E a noite, ao pé de uma linda fogueira, realizamos mais uma Roda de Jongo, onde integrantes da Comunidade Jongo Tiduca e moradores do Quilombo, participaram em comunhão, trocando passos, palmas, pontos e muita energia.
Após uma maravilhosa acolhida, fomos embora com o gostinho de querer mais e com um convite para que em breve retornemos ao Quilombo, levando mais um pouco da nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário