quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cananéia participa da XI Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale

O evento foi realizado no Espaço Cultural Plínio Marcos, na Ilha Comprida
Artesãos de Cananéia foram representados com seu trabalho durante a XI Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale, que ocorreu entre os dias 15 e 30 de janeiro, das 14h00 às 22h00, com entrada franca, no Espaço Cultural Plínio Marcos, na cidade de Ilha Comprida, com o objetivo de divulgar a cultura tradicional do Vale do Ribeira, possibilitando a geração de renda e valorização das comunidades tradicionais.
De acordo com o artesão José Fermino Marques, Cananéia foi representada pelo artesanato em tecido do Quilombo do Mandira, trabalhos em trançado e caixeta do Ariri, catais e oratórios do Centro da cidade e livros de Bianca Cruz Magdalena, Amir Oliveira Garcia Filho e do Bairro Mandira, que foram expostos para um público de até 300 pessoas ao dia.
No total, 16 cidades do Vale e Alto Ribeira participaram com seu artesanato tradicional, representando a originalidade da arte caiçara, ribeirinha e quilombola; além do entalhe da cidade de Votorantim e do artesanato em fibra de bananeira do município de Itanhaém.
Para José a Feira tem sua importância no que se refere à possibilidade de geração de renda aos artesãos, troca de saberes e reencontro entre os mesmos.
Ao final da exposição todos se reuniram para uma confraternização de encerramento.
Vale lembrar que todo o custo, incluindo transporte, alimentação e hospedagem, foi oferecido e organizado pela Prefeitura Municipal de Ilha Comprida e Secretaria Municipal de Cultura.
Fórum de Economia Solidária
Aproveitando os artesãos e membros do Mercado Paulista Solidário, a Feira foi palco para a reunião do Fórum Regional de Economia Solidária no dia 28 de janeiro, sexta-feira, das 10h00 às 12h00, na Escola Municipal Britânia, que servia de alojamento aos artesãos expositores.
A reunião teve o propósito de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fórum aos membros do Mercado Paulista Solidário e como resultado, a partir de agora os encontros acontecerão conjuntamente a cada dois meses.
A equipe de animação do Fórum se reunirá no próximo dia 18 de março, sexta-feira, na cidade de Peruíbe, para planejar as ações de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário