quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto de Empreendedorismo Comunitário finaliza primeira fase

O Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, realizado pela Associação Rede Cananéia e financiado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, está finalizando a sua primeira fase, que teve início em 15 de setembro de 2009.
Finalizando as atividades, o Grupo de Comercialização, em parceria com os demais sub-projetos, realizou a I Feira de Economia Solidária de Cananéia, entre os dias 11 e 13 de fevereiro (veja matéria de capa) , das 09h00 às 22h00, na Praça do Rocio, com exposição e venda de artesanatos, como cestarias, sementes, entalhes, corte e costura, cerâmicas, medicina popular e fibras naturais; alimentação com produtos da agricultura familiar e culinária caiçara e , ainda, atividades culturais com apresentações de fandango, capoeira, maculelê e educação para o consumo. Além disso, houve, durante a Feira, a avaliação promovida pelo Coletivo Jovem Caiçara, que realizou filmagens com depoimentos das ações desenvolvidas no Projeto.
A Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” de Cananéia, parceria na Feira de Economia Solidária, realizou, no último dia quatro de fevereiro, um encontro para o planejamento das atividades da Colônia para o ano de 2011, e em 18 de fevereiro aconteceu uma nova discussão sobre o planejamento financeiro deste ano.
Com o objetivo de fazer a entrega do material para o grupo que está trabalhando com a produção dos sabonetes artesanais, iniciar o processo de comercialização deste grupo durante a I Feira de Economia Solidária de Cananéia e ensinar como calcular o preço dos sabonetes, foi realizada no último dia cinco de fevereiro, sábado, às 10h30, na subprefeitura do Itapitangui, Cananéia – SP, a Oficina de Comercialização de Sabonetes Artesanais e Cálculo de Preço, junto ao Grupo de ervas medicinais do bairro Itapitangui, ministrada pelo Coletivo Educador do Lagamar, Grupo de Comercialização da Rede Cananéia e mais equipe técnica da Rede Cananéia.
Já o Grupo de Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha realizou a última Oficina de Comunicação, no dia 18 de fevereiro, sexta-feira, às 16h00, a sede da Igreja Presbiteriana no Bairro da Ex-Colônia, onde finalizou as peças de comunicação do Projeto.
Enfim, todos os grupos proponentes dos Sub-projetos estão realizando a revisão dos Planos de Negócios Comunitários, com intervenção da ITCP/FGV - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. Segundo a coordenadora do Projeto, Juliana Greco Yamaoka, o prazo para o encaminhamento do material final será no final de fevereiro.
Com a finalidade de encaminhar o término do Projeto e verificar a possibilidade de renovação por mais dois anos, a Rede Cananéia recebeu a visita da gestora do Projeto pela Petrobras, Nádia Fagundes, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. A visita contou com aplicação de questionário de fiscalização com representantes da visita técnica, visita aos sub-projetos que participaram da Feira de Economia Solidária, reunião com equipe técnica acerca de pontos positivos e negativos do Projeto, visita técnica no Restaurante Comunitário de Pontal de Leste - Ilha do Cardoso/SP, conversa sobre turismo de base comunitária, organização social e o papel da Rede Cananéia neste contexto na Comunidade do Marujá - Parque Estadual da Ilha do Cardoso/SP , entrega de documentação referente ao terceiro relatório e aditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário