quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ponto de Cultura finaliza Programa Puxirão

Grupo São Gonçalo faz parte das ações
Fernando Oliveira e Natália Latansio
O Ponto de Cultura “Caiçaras” está finalizando o projeto "Programa Puxirão" que busca fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara, garantindo, assim, a valorização e a transmissão desse patrimônio cultural imaterial no município Cananéia.
As últimas gravações do curta metragem "Causos e aventuras: o retorno da cantoria caiçara" foram realizada no dia quatro de fevereiro, sábado, na Praça Theodolina Gomes, na Rua do Artesão, com a participação dos grupos Violas de Ouro de São Paulo Bagre, Fandango Batido São Gonçalo, que participou da filmagem da última cena e das gravações para o CD e, também, de fandangueiros e fandangueiras do município.
Para além do filme, a equipe segue firme pra finalizar um livro de histórias em quadrinhos sobre a cultura e o fandango caiçara, um SMD (Semi Metal Disc) com gravações de músicas inéditas (e ao vivo!!!) de todos os grupos de fandango da nossa cidade e também de um portal web dedicado única e exclusivamente para divulgar os trabalhos de todos os fandangueiros cananeenses.
Vale ressaltar que esse programa é financiado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do edital de seleção de projetos técnicos n° 001/2009 “Apoio e fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial”.
Informações: (13) 3851-3959 - contato@matimperere.com.br
SINOPSE
Téo, Janjão, Rosinha e Armando correm para realizar uma pesquisa escolar sobre o fandango caiçara. Entre idas e vindas encontram grande resistência dos antigos fandangueiros que não querem mais falar sobre essa tradição. Afirmam eles que o fandango não existe mais, pois sumiram todos os instrumentos musicais e com isso se perderam também todas as músicas, danças e ritmos típicos da cultura caiçara...
Esse estranho acontecimento é o pano de fundo para a aventura vivida por essas crianças nas terras e águas de Cananéia, um pequeno município localizado no litoral sul do Estado de São Paulo. Vivenciando as belezas naturais, culturais e históricas dessa cidade, as crianças decidem encontrar os instrumentos musicais perdidos e aos poucos descobrem diferentes lendas, histórias e causos relacionados ao fandango caiçara.
Eis aí o segredo para o reaparecimento dos instrumentos musicais, ou seja, a contação de causos que estão guardados na memória dos antigos e que precisam ser repassados de geração em geração para manter vivo o saber-fazer caiçara por muitos e muitos anos adiante...
A cada nova aventura, um novo causo. E a cada novo causo reaparecem os instrumentos musicais...
Realização:
Ponto de Cultura “Caiçaras”/IPeC- Instituto de Pesquisas Cananéia
Parceiros:
Coletivo Jovem Caiçara
Sala Verde Cananéia
Matimpererê Empório Cultural
Escunas Lagamar
Apoio:
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
SEC - Secretaria de Estado da Cultura
MinC - Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário