sábado, 17 de novembro de 2012

Grupo São Gonçalo e o artesanato caiçara

Por Amir Oliveira Garcia Filho
No começo do século XIX até o começo do século XX Cananéia possuía o ciclo da Construção Naval, onde artesãos caiçaras trabalhavam em embarcações como: traineiras, botes e canoas.
Atualmente, residindo entre a Ilha do Cardoso, Ariri e Cananéia, d encontrar muitos artesãos construtores de instrumentos, sendo que alguns fabricam violas, outros apenas rabecas, mas há aqueles que constroem todos os instrumentos do fandango caiçara.
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo vem, também, valorizando a nossa cultura caiçara, com jovens de 11 a 16 anos aprendendo o artesanato, com o apoio do Projeto “Rede de Empreendedorismo Comunitário Cananéia”, realizando oficinas de artesanato em caixeta, todas as segundas-feiras, às 19h00, onde aprendem a construir miniaturas de barcos, machetes e brinquedos em madeira.
Como diz a moda de fandango: “Vou dá a despedida, a despedida vou dá, não há machado que corte a minha vontade de ensiná”.
III Feira de Economia Solidária de Cananéia
Nos dias 14 a 16 de dezembro, na Praça da Tiduca, terá a III Feira de Economia Solidária de Cananéia e o Grupo São Gonçalo estará com seu estande para divulgar a cultura caiçara e gerar renda para os participantes do Projeto. Valorize o nosso artesanato tradicional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário