terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rede Cananéia facilita processo de planejamento estratégico junto a organizações membro

Os empreendimentos que participam do Projeto de Empreendedorismo Comunitário estão realizando seu planejamento estratégico, com o auxílio de facilitadores da equipe técnica da Rede Cananéia.
O Fechamento do planejamento estratégico da ACARI – Associação da Comunidade Caiçara e Amigos do Ariri, contou com a elaboração de um Plano de Ação para a realização de duas metas, com a finalidade de reconhecer o histórico de lutas no Bairro do Ariri, reconhecer esta entidade no presente com suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças e ainda, definir um plano de ação onde foram priorizadas questões estratégicas para os participantes desta entidade. Sendo que as atividades de planejamento foram realizadas entre os meses de setembro e outubro, durante quatro encontros, sendo que o último aconteceu no dia 29 de outubro, segunda-feira, no Salão Paroquial da Comunidade.
Já o Planejamento da Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” ainda não foi finalizado e seu término está previsto para este mês de novembro, com a participação atual diretoria, conselho fiscal e funcionárias da organização. No caso da Colônia, todos os membros da atual diretoria, conselho fiscal e funcionárias foram entrevistados por facilitadores da Rede Cananéia. Quatro encontros foram realizados até este momento, entre os meses de setembro e novembro, na sede da Colônia, com a finalidade de dar a devolutiva das impressões de cada uma das pessoas envolvidas nesta gestão. O objetivo é priorizar assuntos para serem trabalhados de forma coletiva.
O início dos encontros de planejamento estratégico do Grupo das Mulheres Artesãs do Bairro Retiro Ex-Colônia Velha, aconteceu em 22 de novembro, na sede da organização. Este grupo também passou por uma etapa de entrevistas de membros do grupo. No primeiro encontro tiveram a oportunidade de reconhecer o histórico de cada uma das integrantes na história do bairro e do grupo, além de planejar como gostariam de ser em um tempo futuro.
“Trabalhar no planejamento estratégico das organizações e grupos organizados que compõem a Rede Cananéia é um trabalho desafiador e gratificante. Ele é importante para a o fortalecimento da Rede, para os parceiros de cada uma das organizações e, principalmente, para os grupos que têm a oportunidade de organizar ideias de forma participativa e colocar a mão na massa de forma colaborativa”, comenta Juliana Greco Yamaoka, uma das facilitadoras do processo de planejamento.
Designer realiza trabalho em Cananéia junto aos grupos da Rede
Novos produtos foram criados em cinco empreendimentos econômicos do município
Por Silmara Guerreiro
Durante os meses de outubro e novembro o designer Christian Ullmann esteve em Cananeia para prestar consultoria de desenvolvimento de novos produtos para os grupos associados à Rede Cananéia, atendidos pelo Projeto Rede de fomento ao empreendedorismo, conservação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias – fase II.
A proposta de trabalho é uma construção participativa onde o grupo, em parceria com o designer, desenvolve o seu produto levando em consideração produtos já existentes, habilidades, matéria-prima e identidade local.
Foram atendidos quatro grupos, sendo: CAF – Cananéia Artes e Fibras, Cheiro do Mato, Mulheres Artesãs do Remanescente de Quilombo Ex-Colônia Velha e Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia.
Essa atividade prevê, ainda, outras visitas do designer a Cananeia para um acompanhamento contínuo, quando será possível avaliar a evolução da nova linha de produtos e as adequações necessárias. Essas novas intervenções deverão acontecer no primeiro semestre de 2013.
Grupo Cheiro do Mato comercializa seus produtos aromaterápicos na Comunidade Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso
Por Bianca Cruz Magdalena e Tatiana Cardoso Mendonça
Fotos de Tatiana Cardoso Mendonça
Os visitantes e moradores da comunidade tradicional caiçara da Enseada da Baleia, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, podem adquirir os produtos aromaterápicos do Grupo Cheiro do Mato, como sabonete em barra e líquido, shampoo, creme para pentear, hidratante corporal e repelente, produzidos artesanalmente com óleos essenciais e ervas medicinais, no Itapitangui, área continental de Cananéia.
Através de uma parceria entre o grupo de Mulheres Artesãs da Enseada da Baleia e o Grupo Cheiro do Mato os produtos estão disponíveis na Lojinha de Artesanato da comunidade nesta temporada, junto às peças feitas pelas costureiras locais, nesta rede comunitária de empreendedorismo, para gerar renda e trabalho. Além disso, a iniciativa aproveita para divulgar o trabalho e mostrar ao turista a importância de se usar produtos naturais para a proteção do Lençol freático, melhorando o meio ambiente e conscientizando a Comunidade sobre o uso de produtos artesanais e de boa qualidade.
Grupo São Gonçalo se apresenta durante comemoração ao Dia da Consciência Negra
O Grupo de Fandango Batido São Gonçalo se apresentou durante as Comemoração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, terça-feira, às 20h00, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), na Rua do Artesão, em Cananeia.
A comemoração contou com o registro de Theodolina como patrimônio imaterial, sendo o certificado entregue a Maria Juliana pelo diretor do Departamento Municipal de Cultura João Carlos Borges.
Ex-Colônia prevê melhorias no galpão do Grupo
No último dia 21 foi realizada uma reunião com o IDESC – Instituto de Desenvolvimento Sociocultural e Cidadania do Vale do Ribeira sobre assessoria às famílias e Programa Luz para Todos, com o objetivo de implantar energia elétrica no galpão das Mulheres Artesãs da Ex-Colônia.
Já no dia 25 de outubro aconteceu uma reunião na sede da Associação com os sócios e o padrinho do Grupo, Ibison de Oliveira, sendo que os homens da comunidade, motivados em ajudar o Grupo de Mulheres, se comprometeram em terminar a construção da sede em mutirão, começando com a instalação de captação de água da nascente e o início do funcionamento da fossa alternativa, construída pela SINTRAVALE – Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – sub-sede Cananéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário