terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rede Cananéia participa da ATER Pesqueira Nacional no Rio de Janeiro

A Associação Rede Cananéia foi representada, entre os dias 12 e 13 de novembro, segunda e terça-feira, no Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, no encontro nacional da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural Pesqueira, que reuniu pesquisadores/extensionistas, pescadores artesanais e instituições atuantes em extensão pesqueira no litoral sul-sudeste (com representantes dos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro) com a finalidade de discutir quem são e quantas são as instituições que atuam com ATER Pesqueira, com o público de pescadores artesanais, quais os princípios que norteariam esta Rede, como cada um dos grupos de representantes veem esta Rede (organizações socioambientais do terceiro setor, pescadores e representantes da categoria da pesca artesanal, instituições de ensino e pesquisa, e instituições públicas), definição de um plano de ação e comissões de animação para cada Estado envolvido e para a Rede como um todo.
Segundo Juliana Greco Yamaoka, representante da Rede no encontro, através do Projeto Rede de ATER Pesqueira da Costa Sul-Sudeste: subsídios ao fortalecimento de territórios sustentáveis na pesca artesanal. O projeto tem por finalidade estruturar uma rede de extensão pesqueira na costa sul-sudeste, contemplando os Estados do RS, SC, PR, SP e RJ. Para atender a este propósito, foram realizadas as seguintes metas: 1) Formação de uma rede de pesquisadores/extensionistas e instituições atuantes em extensão pesqueira no litoral sul-sudeste; 2) Consolidação da rede no território sul-sudeste; 3) Sistematização de experiências de ATER pesqueira.
"As redes colaborativas constituem hoje, um desafio para a organização social, pois permitem o compartilhamento de informações, contatos, conhecimentos e fortalecem uma cultura de cooperação e a autonomia dos participantes. Existe um plano de ação pensando para o ano de 2013, para a articulação das organizações de ATER Pesqueira do Estado de São Paulo, mesmo sem recursos de projetos. Se existe um chamado para apoiar esta Rede, entre em contato!", comenta Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário